quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Semana da Alimentação

Na semana de 14/10/2024 a 21/10/2024 decorreu a comemoração do dia da Alimentação, na Escola Básica e Secundária de Escariz. A diversidade de atividades dinamizadas, o envolvimento dos alunos e professores, mostraram a importância e a sensibilização que esta temática regista na nossa comunidade educativa.

Nesta semana foi dinamizada a recriação da obra “ O menino que não gostava de sopa” de Cidália Fernandes e exploração da Roda dos alimentos da dieta mediterrânica para alunos do pré escolar e 1º ciclo, pela equipa da BEE; foram enviados materiais didáticos para os diferentes níveis de ensino trabalhados em aula e pelo PES; foi apresentada uma exposição de cartazes/pósteres digitais de sopas na disciplina de CN 6º e 9ºanos; Realizou-se uma sessão de sensibilização para “Alimentação saudável” para Encarregados de Educação, seguida de reunião sobre supervisão dos refeitórios escolares de Escariz e Fermedo; decorreram ações de auscultação (no refeitório) e de sensibilização (em sala de aula – CD/CN) para o consumo da sopa para os alunos do 2º ciclo, dinamizadas pela nutricionista da CMA- Drª Diana Oliveira; e por fim a atividade mais concorrida e com elevado número de participantes, a confeção e prova de “sopas” dinamizada pelas equipas de PES e Eco-escolas. 

Mais um ano e mais uma comemoração que demonstrou ser possível promover uma alimentação saudável e corrigir hábitos alimentNa semana de 14/10/2024 a 21/10/2024 decorreu a comemoração do dia da Alimentação, na Escola Básica e Secundária de Escariz, a diversidade de atividades dinamizadas, o envolvimento dos alunos e professores, mostraram a importância e a sensibilização que esta temática regista na nossa comunidade educativa.

Neste seguimento, contextualizou-se esta efeméride, relembrando que se celebra todos os anos, desde 1981 a 16 de outubro. Nesta data do ano de 1945, foi fundada, no Quebec (Canadá), a FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. Esta organização tem como missão aumentar os níveis de nutrição e a qualidade de vida, melhorar a produtividade na agricultura e as condições de vida das populações rurais. Desde a sua criação, a FAO tem trabalhado para atenuar a pobreza e a fome, promovendo o desenvolvimento agrícola, uma melhor alimentação e a segurança alimentar. “Direito à alimentação por uma vida melhor e um futuro melhor” foi o tema de 2024. Alimentação deve ser significado de diversidade, nutrição, acessibilidade e segurança. Uma maior diversidade de alimentos nutritivos deveria estar disponível nos nossos campos, nos nossos mercados e nas nossas mesas, para benefício de todos. A alimentação é a terceira necessidade humana mais básica depois do ar e da água e, por isso, todos deveriam ter direito a uma alimentação adequada. Os direitos humanos, como o direito à alimentação, à vida e à liberdade, ao trabalho e à educação, são reconhecidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e por dois pactos internacionais juridicamente vinculativos. 

Na nossa escola esta comemoração procura promover e monitorizar dietas saudáveis e dessa forma desmistificar os riscos de dietas alimentares desequilibradas que são a principal causa de desnutrição, que inclui a subnutrição, as deficiências de micronutrientes e/ou obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, entre outras e tem o potencial de alertar para a necessidade urgente de que todos tenham não só acesso a alimentos frescos ou variados, mas também a informação necessária para escolher uma dieta saudável. Além disso, sabe-se que ao transformarmos e requalificarmos os atuais sistemas agroalimentares, temos um grande potencial para mitigar as alterações climáticas e apoiar meios de subsistência pacíficos, resilientes e inclusivos para todos.













Sem comentários:

Enviar um comentário