Educação Sexual e IST

SEMANA DOS AFETOS

Nesta semana foram desenvolvidas várias atividades para todos os níveis de ensino, relativos à temática dos afetos e dirigidas a:

-alunos de pré-escolar e 1ºCEB (dinamizadas pela Equipa da Biblioteca Escolar);

- 2º ciclo (dinamizadas pela Equipa PES, em parceria com o Clube de Leitura e docentes de Português e EV);

- 3º ciclo (PES em parceria com EMRC);

- secundário (PES em parceria com ACeS Feira- Arouca e Associação de estudantes);

- pessoal docente e não docente (dinamizadas pela Equipa da Biblioteca Escolar em parceria com o SPO).






DIA INTERNACIONAL DA MULHER 

No Dia Internacional da Mulher decorreu em em Escariz, o Workshop “Empreendedorismo no Feminino" . Mais de uma dezena de jovens empreendedoras ligadas às empresas sediadas no Ci3 – Centro de Incubação e Inovação Industrial de Arouca e a projetos de valor social e desportivo partilharam a sua experiência com os alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Escariz. O objetivo foi sensibilizar, motivar e capacitar os jovens para o empreendedorismo nas suas diferentes formas de intervenção e mostrar como o mesmo contribui para uma sociedade mais igual. Foi uma manhã dedicada à desconstrução de estereótipos e preconceitos. A atividade, organizada pelo Município de Arouca e pelo Agrupamento de Escolas de Escariz, decorreu no âmbito da operacionalização do PMIND - Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Arouca.











SEMANA DOS AFETOS

No âmbito da Semana dos Afetos (13 a 17 de fevereiro) realizaram-se várias atividades dinamizadas pelo SPO, PES e BE, em parceria com a Associação de estudantes e com o Clube UBUNTU. Uma das atividades foi o "Mural dos Afetos"(SPO e PES) que esteve em exposição no átrio da escola. Paralelamente, a Associação de estudantes desenvolveu a atividade "Espalha Afetos", envolvendo todos os alunos da nossa escola e do Pólo de Escariz, recolhendo e distribuindo mensagens de afeto e carinho. 

Foi também desenvolvida, nas disciplinas de Educação Visual, Mediarte e Educação Tecnológica a atividade ICC PRESSE proposta para este dia - "Espalha Amor" nas turmas de 3º ciclo. Estes trabalhos estiveram expostos no átrio da escola e depois foram entregues aos seus destinatários.

Na disciplina de EMRC, nas turmas de 3º ciclo e secundário, foram entregues e analisados desdobráveis sobre Violência no Namoro da Associação de Mulheres Contra a Violência – AMCV.

O SPO, com a colaboração de alunos do Clube UBUNTU, dinamizou, ainda, atividades para os alunos do 1º ciclo e a Equipa da Biblioteca Escolar dinamizou atividades direcionadas para os alunos do pré-escolar e do 2.º ciclo. 

Deste modo, foram articuladas várias atividades que abrangeram todos os alunos do nosso agrupamento, com o objetivo de Educar para os Afetos e, deste modo, para uma comunidade educativa saudável, tolerante e feliz!







DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA  | 1 DE DEZEMBRO

Como forma de assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a Sida, foi feita uma exposição do trabalho realizado pelas turmas do 8.ºB e 11.ºA que teve como objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a temática.
Agradecemos a colaboração de todos os professores e alunos que se empenharam ativamente nesta atividade.




SEMANA DOS AFETOS

Mais uma vez, foi realizada a atividade “Semana dos Afetos “que envolveu todos os alunos do agrupamento e com a dinamização do PES, SPO,EMRC, Clube ANIMA.TE, BE e ainda a Saúde Escolar.

Todas as turmas do agrupamento do pré-escolar ao secundário foram convidadas a decorar um coração com mensagens (texto e/ou imagem) relativas aos diferentes tipos de AMOR: pela família- pré e 1ºCiclo; pela natureza- 2ºciclo; pelos amigos- 7º e 8º anos; pela Humanidade- 9º e 10ºanos; pelo(a) namorado(a)- 11ºano; esperitual e pelo próprio- 12ºano. Estes trabalhos foram desenvolvidos na aula de EMRC e, sempre que possível, com colaboração de Cidadania e Desenvolvimento.

Paralelamente, foram aplicadas sessões PRESSE em todas as turmas do 2º ciclo ao secundário no âmbito desta temática. Nas turmas do pré escolar e 1ºCiclo, a abordagem ficou a cargo do SPO com a dinamização das Psicólogas do agrupamento.

Os alunos do Clube ANIMA.TE elaboraram um vídeo de animação sobre os afetos que passou no videowall do átrio da escola sede.

A BE dinamizou também atividades durante esta semana no âmbito dos Afetos, nomeadamente Jogos de tabuleiro e apresentou histórias alusivas o tema (para os vários níveis de ensino) dinamizadas por alunos do agrupamento.

No dia 16 de fevereiro foi a vez da Enf.ª Marta Ferreira se juntar a esta comemoração com a dinamização do GIA.

É ainda de referir que a Associação de Estudantes do nosso agrupamento também se juntou a esta grande equipa decorando a escola com balões coração com mensagens alusivas ao tema.

A todos os envolvidos nesta atividade e a todos que colaboraram para o sucesso da mesma, não esquecendo aqui os professores titulares, educadoras e assistentes operacionais e muito especialmente a todos os alunos do agrupamento, o nosso muito obrigada! Coloquem sempre em prática aquilo que descreveram/ilustraram, contribuindo assim para a vossa felicidade e do outro, para a sustentabilidade do planeta e para a PAZ no Mundo. Parabéns!

 A Equipa PES







DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA

No dia 1 de dezembro assinalou-se o Dia Mundial de Luta contra a SIDA. Na nossa escola a data foi motivo para a realização de várias atividades que culminou com sensibilização para a temática através da exposição dos trabalhos elaborados pelos alunos (2.º e 3.º ciclos e secundário). 
Agradecemos a colaboração de todos os professores e alunos que se empenharam ativamente nesta atividade.



DIA INTERNACIONAL PELA ERRADICAÇÂO DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES

No dia 25 de novembro assinalou-se o Dia Internacional pela Erradicação da Violência contra as Mulheres. A escola em parceria com o Município (Rede Social), Diretores de Turma, EMRC e Mediarte, dinamizou atividades de sensibilização nas turmas que culminou com a elaboração de dois vídeos de sensibilização da temática e banners para a página do Agrupamento e Redes Sociais do Município.


  

MÊS DOS AFETOS

No  âmbito  da comemoração  do Mês dos  afetos  o PES desenvolveu  diferentes atividades durante o mês de fevereiro, em parceria com outros projetos e Clubes. Os alunos de várias turmas e Clubes foram desafiados a participar na atividade “Declara-te ao Planeta”,  proposta  pelo  projeto  Eco-escolas, através  da  criação  de  uma mensagem ilustrada, tendo como  inspiração  os  Lenços  dos  Namorados tradicionais do MinhoCom os trabalhos foi realizado uma animação em PowerPoint já disponível neste blogue . Os alunos do 9ºano  participaram no webinar “Namorados Confinados” dinamizado pela Enfª Marta Ferreira (15 de fevereiro).Todos os alunos de secundário participaram (11/02) no webinar "Olhos nos olhos pela igualdade-Educar para a Cidadania com Afetos", dinamizado pela DGE (Direção Geral de Educação) e que teve como oradores Tiago Rolino e a atriz Sara Barros Leitão. O vídeo deste webinar foi disponibilizado no blog do PES

Os alunos do 5ºA, no Clube “À descoberta do passado” desenvolveram a atividade “O baile dos afetos”, em formato de animação que partilhamos agora.

 

DEDICATÓRIAS PARA UMA MULHER ESPECIAL





SER MULHER É... | Trabalhos realizados no âmbito de EMRC






Leonor Tavares, Ana Freitas 11.ºA



Verónica Gomes, Rafael Lima e Diana Duarte 12.ºA



11.ºA




Ana Rita Cruz, Conceição Rodrigues e Diana Barbosa 11.ºB


10.ºA





Ana Vaz, Beatriz Santos, Diana Costa e Joana Gomes 11.ºA





Fevereiro | Mês dos afetos






No dia 11 de fevereiro, DIA DOS AFETOS, os alunos do ensino secundário do nosso agrupamento participaram no webinar "Olhos nos olhos pela igualdade", dinamizado pela DGE (Direção Geral de Educação) e que teve como oradores Tiago Rolino e a atriz Sara Barros Leitão. A qualidade e assertividade destes oradores bem como do moderador José Carlos Santos (Diretor de Serviços de Projetos Educativos da DGE) foi realçado por todos os participantes. Os alunos e docentes destacaram sobretudo a parte em que a atriz alertou para o facto destes jovens serem a primeira geração que vai viver com toda a sua vida registada nas redes sociais! Como consequência, o risco e responsabilidade do abuso de informação nas redes sociais, dado que atualmente tudo fica registado, nomeadamente em vídeo, o que pode ter consequências muito graves na vida das pessoas.



 


Sem comentários:

Enviar um comentário