Educação Alimentar e Atividade Física

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO
FAO: “Água é vida, água é alimento. Não deixar ninguém para trás”, desenvolveram-se várias atividades durante esta semana em parceria com a Biblioteca Escolar, o Projeto Eco-Escolas, os grupos disciplinares de Ciências Naturais (230 e 520) e o grupo disciplinar de EV (240).
Foi, ainda, feita uma sensibilização para a alimentação saudável, incidindo principalmente na promoção do consumo de frutas, legumes e frutos secos e para uma correta hidratação.


                                           


                                            

                               


MAIO | MÊS DO CORAÇÃO




SEMANA DA ALIMENTAÇÃO




WEBINAR | LANCHES SAUDÁVEIS




MAIO| MÊS DO CORAÇÃO
POLO DE CHAVE | POLO ESCARIZ




























ALTERAÇÕES NO BUFETE ESCOLAR 

Informamos toda a comunidade educativa que o bufete do nosso Agrupamento Escolar está ainda mais saudável, de acordo com a nova legislação em vigor, o Despacho n.º 8127/2021 de 17 de agosto de 2021.   

Relembramos que se mantêm todas as restrições relacionadas com a situação pandémica que vivemos e que o bufete constitui um serviço de fornecimento de alimentos segundo as normas gerais de higiene e segurança alimentar, que visa a promoção de hábitos alimentares saudáveis junto dos alunos. Alertamos também para a importância da preparação de lanches saudáveis para trazerem para a escola, com auxílio dos pais, evitando assim concentração de alunos no espaço do bufete. 

Finalmente, chamamos a atenção para o aspeto visual do nosso bufete, cuja nova decoração ficou a cargo dos assistentes operacionais da nossa escola, que durante o período de E@D deram cor ao espaço da sala de convívio dos alunos, bem como da professora Fátima Loureiro, autora do novo friso “Bufete Saudável”. Como podem verificar, o espaço ficou ainda mais interessante e acolhedor!  

A Equipa PES deseja a toda a comunidade escolar um excelente ano letivo e muita Saúde! 



MAIO | MÊS DO CORAÇÃO

No âmbito da comemoração do Mês do Coração e do Dia Mundial Sem Fumo, desenvolveram-se diferentes atividades durante o mês de maio:

Exposição de trabalhos realizados na disciplina de Ciências Naturais: 6ºanoMedidas promotoras da saúde do sistema cardiovascular e 9ºano-Doenças do  sistema  cardiovascular  e  medidas preventivas e, no  âmbito  da  Dieta Mediterrânica,  pósteres  sobre  Aromáticas. Foram ainda expostos apanhados relativos a trabalhos desenvolvidos em articulação PES-BE.

Elaboração de um desdobrável sobre Prevenção de Tabagismo, na disciplina de Biologia e Geologia -11ºano, a distribuir na caminhada.

Sessões de Suporte Básico de Vida (SBV)para os alunos do 9.º e 10.ºanos(para grupo turma), dinamizadas pelas Enfermeiras da Saúde Escolar do ACeS Feira-Arouca.

Caminhada “Saúde e Ambiente” a realizar no dia 27 de maio com alunos de 2º/3ºciclos e Secundário (mediante disponibilidade e autorização dos EE).

Disponibilização de material áudio visual relativo a esta temática no blog da BE.







Cartaz de frutos locais da época - mês de Janeiro

"Os fitoquímicos são compostos biologicamente ativos presentes naturalmente nos alimentos de origem vegetal como as frutas e hortícolas e exercem um efeito benéfico na saúde.
Os fitoquímicos encontram-se agrupados em classes, de acordo com a sua atividade: antioxidante, vasodilatora, anticarcinonégica, antiinflamatória, antibacteriana e antialérgica.
Uma vez que os fitoquímicos são responsáveis por atribuir as diferentes cores à fruta, constituíram-se 5 grupos principais de acordo com a respetiva cor: vermelha, amarela/laranja, roxa, verde e branca.
É importante garantir, diariamente, o consumo de fruta e hortícolas de cores diferentes, de modo a variar o aporte dos vários compostos fornecidos por cada um dos grupos."
                                                                                                                 
in "Colher Saber - A Fruta na Alimentação"




Um pequeno grupo, de alunas do 5.ºC inscritas nas atividades do PES, sob a orientação dos professores da equipa, Zita Domingues e Fernando Peres, dedicou o 1.º período aos "Frutos e legumes da época" com a criação de frutos - castanhas e abóboras, em origami (a ancestral técnica de dobragens) e folhas de outono, que serviram para embelezar um expositor com os cartazes alusivos a alguns frutos de novembro e dezembro. 


                  



2021 | ANO INTERNACIONAL DAS FRUTAS E HORTÍCOLAS

 



Várias turmas do Agrupamento de Escolas  de Escariz trabalharam a temática Lanches Saudáveis, explorando os materiais enviados pela Equipa PES. A tuma do 5.ºA envolveu-se empenhadamente nesta atividade, tendo partido para a elaboração de uma pequena história lúdico-didática sobre a alimentação saudável. Agradecemos todo o empenho dos alunos desta turma e da sua Diretora de Turma, Angelina Tavares. Partilhamos aqui esse trabalho para que possa ser apreciado por todos!  



Sem comentários:

Enviar um comentário