quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

SEMANA DOS AFETOS

Na semana de 10 a 14 de fevereiro decorreu a Semana dos Afetos com várias atividades dinamizadas pelo SPO, BEE, PES, Associação de Estudantes, Clube de Leitura e parceria com a ULS. A equipa da BEE dinamizou a obra “O sapo apaixonado” para os alunos de pré-escolar. As Psicólogas do SPO dinamizaram atividades para o 1º ciclo. Na escola sede, os alunos continuaram a construção de um mural no átrio, que já tinham iniciado na Semana da Não Violência: foram convidados a completar a segunda metade do mural “Amor é…”. A associação de Estudantes dinamizou a Correspondência dos Afetos dirigido aos alunos e a Biblioteca Escolar dinamizou a atividade “O Correio dos Afetos”, dirigida ao pessoal docente e não docente. Esta atividade foi enriquecida com o contributo do grupo disciplinar de Educação Visual.




  

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

SEMANA DA NÃO VIOLÊNCIA

Na semana de 3 a 7 de fevereiro, decorreu a atividade "Semana da Não Violência", dinamizada pelo PES, SPO, BE, PTE e pelo Técnico de Informática. As psicólogas do SPO realizaram ações por turma, dirigidas aos diferentes grupos do 1.º ciclo, onde promoveram dinâmicas de grupo. Com a colaboração da Polícia Judiciária, dinamizaram ainda uma ação dirigida aos alunos do ensino secundário, sensibilizando-os para a problemática do cyberbullying e da segurança online. 
Foram também realizadas sessões PRESSE sobre Bullying e sessões sobre Violência no Namoro, dinamizadas pelo Espaço Trevo e dirigidas às turmas do 3.º ciclo. Além disso, a Equipa da Biblioteca Escolar organizou atividades para o 2.º ciclo. 
No dia 12 de fevereiro, decorreu a palestra "Conectados com Segurança: Como Proteger os Seus Filhos do Cyberbullying", dinamizada pelo SPO, em colaboração com o PES, a docente de TIC e o Técnico de Informática do Agrupamento. O evento foi dirigido a Encarregados de Educação e a toda a comunidade educativa. Ao longo da semana, foi ainda colocado um mural no átrio, onde os alunos puderam completar a frase: "Se… não é amor."